Como funciona o PIX – Guia completo

Um novo sistema de pagamentos instantâneos, que promete revolucionar o mercado e estimular a competição entre os grandes bancos e as fintechs, mas uma dúvida que paira no ar: como funciona o PIX?

Antes de tudo, precisamos destacar que este novo sistema é ágil, de fácil utilização, gratuito e seguro. A promessa é grande, mas será que ela é cumprida?

Fica comigo que eu te respondo essas dúvidas neste texto.

Como funciona o PIX?

Este novo modelo, criado pelo Banco Central tem como principal objetivo, permitir a transferência de recursos, a qualquer dia, a qualquer hora e em poucos segundos.

Ele é muito semelhante a outras opções de pagamentos existentes no mercado, como DOC/TED, mas com a diferença é que não há limites para a realização das transferências e o custo é baixo ou inexistente, ao contrário do alto custo cobrado pelas instituições financeiras.

Quais são os objetivos do PIX?

Além de acelerar o processo de transferências de valores entre contas, o sistema tem outros objetivos, como:

  • Estimular a competitividade do mercado.
  • Reduzir o custo das operações bancárias.
  • Aumentar a segurança das transações.
  • Melhorar a experiência do cliente.
  • Democratizar o acesso das pessoas desbancarizadas.

Diferença entre o PIX e outros meios de transferência eletrônica e de pagamento   

A principal diferença do PIX dos demais meios de transferências é que além de acontecer em qualquer período, você só precisa de um celular e uma “CHAVE PIX” para realizar uma transferência.

Não é necessário saber os dados bancários ou o documento de identificação do recebedor.

Chave PIX

O que é uma Chave PIX?

A “CHAVE PIX” é um apelido que será utilizado para identificar a conta do recebedor, no momento em que você irá realizar a transferência.

Ela é como o número da nossa conta bancária, só que simplificado.

Quais são as opções que você pode utilizar?

Você pode utilizar quatro tipos de chaves diferentes:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória.

O que é uma chave aleatória?

Uma chave aleatória é um código único, cuja estrutura é composta por 32 caracteres com letras e símbolos gerado de forma aleatória pelo Banco Central.

Ela é uma boa opção para você receber uma transferência sem ter a necessidade de informar um dado pessoal como CPF/CNPJ, telefone ou e-mail ao pagador.

Quantas chaves PIX eu posso utilizar?

Se você tem uma conta do tipo pessoa física, você poderá ter até 5 CHAVES PIX vinculadas a ela, sendo: 1 chave para o número do CPF, 1 chave para o e-mail, 1 chave para o número de telefone celular e 2 chaves aleatórias.

Se você tiver uma conta do tipo pessoa jurídica, você poderá ter até 20 CHAVES PIX, sendo: 1 chave com o número do CNPJ, 1 chave para o e-mail, 1 chave para o número de telefone celular e até 17 chaves aleatórias.

É possível utilizar uma mesma chave PIX em instituições financeiras diferentes?

Não. Se você cadastrou o seu CPF/CNPJ em uma instituição financeira, não poderá utilizar a mesma chave em outro banco. Neste caso, você deveria escolher uma das opções restantes ou fazer portabilidade da CHAVE PIX para a outra instituição financeira.

 

Sobre as taxas

Se você tem uma conta do tipo pessoa física, terá isenção de cobranças de tarifas para:

  • Enviar um PIX – transferência e compra;
  • Receber um PIX – recebimento de recursos, com a finalidade de transferência.

Pessoas físicas só irão pagar taxas se:

  • Enviarem um PIX – quando estiver sendo realizada a compra de um produto/serviço, via canais de atendimento, telefone ou meios eletrônicos.
  • Receberem um PIX – com a finalidade de pagamentos de produtos/serviços que foram ofertados por você.

Se você tem uma conta do tipo pessoa jurídica, a instituição financeira poderá cobrar tarifas em decorrência dos eventos de envio ou recebimento de recursos. Neste caso, recomendamos que você consulte as condições financeiras da instituição que você deseja trabalhar.

 

Deixe aqui nos comentários, qual é a instituição financeira que você quer saber como cadastrar uma chave PIX, saber suas tarifas e características que iremos trazer essa informação para você.

 

Se você quiser consultar instruções normativas ou perguntas e respostas do PIX direto pelo Banco Central, este é o link de acesso:

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/perguntaserespostaspix

Deixe uma resposta