O que é debênture

Descubra o que é Debênture e fique por dentro do investimento de renda fixa que de te dá um retorno emprestando dinheiro para empresas.

Investir em títulos de debêntures nada mais é do que emprestar dinheiro à empresa, que paga a taxa de juros sobre o valor emprestado.

Só que tem vantagem sobre o empréstimo direto à empresa. Debênture é um empréstimo, onde a negociação é feita no mercado de renda fixa.

O mercado financeiro possui uma tecnologia que pode obter empréstimos gigantescos de milhões ou até bilhões de reais e transformá-los em microcréditos de mil reais.

Estes empréstimos são emitidos e disponibilizado para os investidores com uma taxa de retorno agradável.

Além disso, não é qualquer empresa que pode fazer empréstimos desta forma, apenas grandes empresas (cumprindo as leis societárias) podem emitir títulos de debêntures. Essas empresas estão empenhadas em cumprir uma série de obrigações de governança e transparência para facilitar o acesso dos investidores às suas informações financeiras e, assim, alcançar melhores investimentos.

Como Funciona uma Debênture

Um exemplo de como funciona a debênture: se uma empresa quer fazer uma grande expansão, mas seus investidores não querem financiar tudo, ela pode colocar parte do valor necessário para financiamento.

Assim, os investidores de renda fixa, podem comprar títulos de debêntures dessa empresa, que vai conseguir o capital necessário para sua expansão. No prazo de vencimento, a empresa  paga o valor com juros, que por fim qual cai na conta dos investidores. 

De modo simples, os debêntures é uma forma de emprestar o seu para as empresas que vão te pagar rendimentos anuais acertados de acordo com o IPCA + porcentagem de juros acertada na hora do investimento. 

Para não ter dúvidas: Debêntures são diferentes de ações, pois elas são renda fixa e a ações renda variável. Além disso, com ações você se torna “sócio” da empresa e corre o risco de lucrar ou perder dinheiro com a empresa. Já com debêntures você vai emprestar dinheiro para a empresa e não corre riscos, pois o valor que você vai receber foi feito no momento da compra do título de debênture.

 

Em conclusão, se você quer saber mais sobre renda fixa, criamos uma calculadora que apresenta os melhores investimentos de renda fixa do momento. Acesse aqui.

Deixe uma resposta