O que é debênture

Investir em títulos de debêntures nada mais é do que emprestar dinheiro à empresa, que paga a taxa de juros sobre o valor emprestado.

Só que tem vantagem sobre o empréstimo direto à empresa. Debêntures são empréstimos que podem ser negociados no mercado. O mercado financeiro possui uma tecnologia que pode obter empréstimos gigantescos de milhões ou até bilhões de reais e transformá-los em microcréditos de mil reais, que podem ser repassados.

Além disso, não é qualquer empresa que pode fazer empréstimos desta forma, apenas grandes empresas (cumprindo as leis societárias) podem emitir títulos de debêntures. Essas empresas estão empenhadas em cumprir uma série de obrigações de governança e transparência para facilitar o acesso dos investidores às suas informações financeiras e, assim, alcançar melhores investimentos.

Um exemplo de como funcionam os debêntures é o seguinte: se uma empresa quer fazer uma grande expansão, mas seus investidores não querem financiar tudo, ela pode colocar parte do valor necessário para ser financiado. 

Assim, os investidores de renda fixa, podem comprar títulos de debêntures dessa empresa, que vai conseguir o capital necessário para sua expansão. No prazo estimado o valor é devolvido com juros que é repassado aos investidores. 

De modo simples, os debêntures é uma forma de emprestar o seu para as empresas que vão te pagar rendimentos anuais acertados de acordo com o IPCA + porcentagem de juros acertada na hora do investimento. 

Para não ter dúvidas: Debêntures são diferentes de ações, pois elas são renda fixa e a ações renda variável. Além disso, com ações você se torna “sócio” da empresa e corre o risco de lucrar ou perder dinheiro com a empresa. Já com debêntures você vai emprestar dinheiro para a empresa e não corre riscos, pois o valor a ser recebido é segurado. 

Deixe uma resposta