O que é LCA?

Descubra o que é LCA e como investir em dos investimentos em renda fixa, que tem como principal característica a isenção do imposto de renda.

As Letras de Crédito do Agronegócio, chamado de LCA, é mais um dos tipos de investimento em renda fixa, realizado por bancos e corretoras de investimentos.

Este investimento tem como principal característica a isenção do imposto de renda pessoa física.

Investir o seu dinheiro no LCA é apenas um empréstimo concedido à instituição,  com isso ela possui recursos para financiar as operações de crédito do setor agrícola.

A receita que o investidor recebe é exatamente o valor dos juros do empréstimo. A taxa de juros é calculada com base em um valor fixo, um índice de lucro ou um método misto usando um índice de lucro mais uma taxa de juros fixa.

Como Funciona o LCA?

O funcionamento do LCA é bem similar com o LCI, pois você já sabe quanto vai receber ao final do período do investimento. A diferença principal do LCA e do LCI está no foco do investimento. 

Nesse caso, os recursos vão para as atividades do setor do agronegócio. E assim como em LCI, a taxa de devolução e a data de vencimento você consegue ver no momento da compra.

Então, os benefícios e vantagens do investimento são praticamente os mesmos, o que pode influenciar na sua decisão em investir no LCI ou LCA é a simulação da taxa de juros e do valor que vai render quando chegar a hora de resgatar. 

Por isso, antes de investir seu dinheiro use as simulações dos bancos, ou ainda, diversifique o investimento em duas opções. Assim, você consegue ter lucro nos dois. 

Em conclusão, se você quer saber mais sobre renda fixa, criamos uma calculadora que apresenta os melhores investimentos de renda fixa do momento. Acesse aqui.

Deixe uma resposta