A Taxa Selic aumentou. E agora?

A Taxa Selic aumentou. E agora?

Selic em 13,25% ao ano. Confira como ela influencia seus investimentos. Tire suas dúvidas e utilize essa taxa ao seu favor para fazer seu dinheiro render mais.

O que é a Taxa Selic? 

Primeiramente, a taxa básica de juros da nossa economia, é chamada de Taxa Selic e sua função é servir como referência para o cálculo da maioria dos juros do mercado brasileiro.

Quando ocorre o aumento da Selic, todas as modalidades de crédito aumentam suas taxas. Entretanto, quando a Taxa Selic cai, as despesas dos bancos ficam menores. Isso leva a uma oferta de crédito mais barata para o mercado.

Em conclusão, ela tem o poder de influenciar o juros dos empréstimos e financiamentos que um banco oferece. Além disso, também influencia a inflação, a fatura dos cartões de crédito e o câmbio de moedas estrangeiras.

Como funciona a Taxa Selic?

Diariamente, as pessoas depositam e sacam dinheiro nos bancos, e dependendo do que aconteceu no dia, um banco fica com dinheiro sobrando ou faltando no caixa, não necessariamente no negativo, mas há um mínimo obrigatório que deve ficar parado no caixa. 

Quando o dinheiro falta, os bancos costumam pegar um empréstimo de um dia com outros bancos, e ao devolver pagam uma diferença. Essa diferença é conhecida como juros, sendo que a taxa usada para calcular os juros dessas operações é a chamada Taxa Selic. 

 

E por que isso ocorre? 

Isso ocorre porque os bancos oferecem como garantia títulos do governo, que pagam essa mesma Taxa Selic. O nome Selic vem do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, o lugar onde ficam registrados esses papéis.

Sendo assim, após as últimas notícias sobre a Taxa Selic, será que está compensando continuar a investir em renda variável ou mudar para renda fixa? 

Atualmente a Taxa Selic está em 13,25% ao ano de acordo com o relatório Focus. Isso demonstra ser válido lembrar que semanalmente as previsões dos relatórios são revisadas, então podemos ter novidades e surpresas. 

Como a Selic é definida?

O Banco Central define uma meta para a Selic. Ele não impõe por decreto a taxa a ser seguida, mas compra ou vende títulos para influenciar o mercado.

Por exemplo, suponhamos que um título público custa hoje no mercado 800 reais e ele promete que dentro de um ano passará a valer 1000, ou seja, isso quer dizer que os juros desse título são de 200 reais ou 25% em um ano.

Se o Banco Central quiser fazer essa oferta subir, ele aumenta o número desse título no mercado, e pela lei da oferta e demanda, o preço tende a cair, por exemplo para 700 reais, assim, muitas pessoas compram porque está mais barato, aumentando a diferença entre o dinheiro investido e o que será recebido no futuro, ou seja, os juros aumentam. 

Logo, o Banco Central induz uma nova taxa Selic mais alta. O mesmo acontece se o Banco quiser diminuir a taxa Selic: ele compra os títulos, logo, aumenta a demanda e o preço sobe, os novos títulos sobem, e os juros vão ficando mais baixos.

Por que a Taxa Selic não para de aumentar?

Esse ciclo de alta da taxa de juros começou porque a inflação aumentou.

Além disso, o IPCA que é o índice oficial que mede a inflação no Brasil está acima dos 10%. Dessa forma, aumentar a taxa de juros é uma forma de frear uma das consequências da inflação: o aumento generalizado do aumento dos preços dos bens e serviços. 

Aumentando a taxa de juros da nossa economia, consequentemente, fica mais caro pegar um empréstimo, fazer um financiamento e solicitar crédito para expandir e crescer as atividades empresarias. Com isso tenta-se frear o consumo. 

O aumento da taxa Selic 

Em janeiro de 2021 por exemplo,  a taxa Selic estava em 2% ano ano, e em dezembro de 2021 estava em 9,25% ao ano e hoje ela está em 13,25% ao ano, sendo assim, onde posso investir com a taxa de juros tão alta?

Recomenda-se procurar os mesmos investimentos que são conservadores e com liquidez diária. O PagBank tem a melhor grade com CDB e é só você pesquisar o CDB de liquidez diária. Outra alternativa é o Tesouro Selic, um dos títulos menos voláteis do tesouro direto, possui volatilidade, mas bem menor do que um tesouro prefixado, um tesouro IPCA

Também é interessante ter uma carteira variada de investimentos, porque você continuará trabalhando onde estava, e além disso estará olhando excelentes oportunidades para aportar, comprar ações mais baratas, fundos imobiliários mais baratos também, que terão um ciclo de alta em um outro momento, ressaltando a importância de estabelecer sua estratégia. 

Por que a Selic não para de subir?

No ano de 2021, o aumento da taxa Selic pelo Copom, ocorreu para tentar conter a inflação. A lógica funciona de como que o Banco Central aumenta a Selic para tentar equilibrar o nível dos preços. 

Taxa Selic hoje 

É esperado que a taxa de juros continue aumentando este ano, portanto, se você pensa em colocar o seu dinheiro em renda fixa pós-fixada, como é o caso de Tesouro Selic ou CDBs, essa é uma boa oportunidade. Disponibilizamos uma calculadora de renda fixa, onde é possível analisar onde seu dinheiro rende mais com a Selic em alta.

Confira Aqui.

É a hora de fazer seu investimento render ainda mais.

 

 

Com isso, esperamos que tenhamos ajudado a pensar nos seus futuros investimentos a partir dessa novidade.

 

Deixe uma resposta