fbpx

O que é CDI?

Descubra o que é CDI e como a sigla mais utilizada para os investimentos de renda fixa afeta a sua rentabilidade.

O CDI é a sigla utilizada para certificado de depósito interbancário, que nada mais é que uma taxa usada para determinar o retorno anual de vários tipos de investimentos. 

Portanto, é importante entender a importância do CDI na hora de investir seu dinheiro e entender como isso afetará sua receita.

Esta taxa, é como se fosse uma espécie de empréstimo que os bancos fazem entre si para que fechem o saldo do dia no positivo. 

É importante entender sobre esse saldo positivo para que você entenda melhor a variação do CDI. Explicando de modo bem simples, o Banco Central determina que todos os bancos fecham o dia com mais dinheiro entrando do que saindo. Logo, para que isso seja possível eles fazem empréstimos entre si para conseguir fechar a conta com saldo positivo. 

Como todo empréstimo, existem taxas, no caso dos empréstimos entre bancos, é o CDI que reflete quanto um banco ganha por emprestar dinheiro a outro banco. 

Mas então qual é a relação do desta taxa com os empréstimos entre pessoas físicas?  Os cidadãos comuns não podem investir diretamente no CDI – mas os bancos e instituições financeiras usam a taxa de câmbio do CDI para ajustar certos tipos de retorno de investimento.

Renda Fixa X CDI

No caso dos investimentos de renda fixa que tem o CDI como base, eles podem ser divididos em duas categorias:

Pré-fixado: são aqueles investimentos  cuja taxa de retorno foi especificada no momento em que o cliente opta pela aplicação;

Pós-fixadas: aquelas aplicações que têm a taxa de retorno definidas pelo índice de referência no vencimento da aplicação.

Em conclusão, criamos uma calculadora de renda fixa em nosso site com os melhores investimentos de renda fixa atrelados ao CDI. Confira no link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *