O que é FGC?

Descubra o que é FGC, como ele te ajuda e protege seu dinheiro investido nos bancos e corretoras de investimentos.

Ao realizar investimentos em Renda Fixa, nós sempre nos deparamos com a sigla FGC, mas o que é FGC?

O Fundo Garantidor de Crédito, é uma entidade sem fins lucrativos, mas que muitas pessoas por desconhecimento, acreditam que é uma entidade bancária.

Ela tem importância na sua vida financeira e bancos, pois é responsável para que você não perca dinheiro em caso de falência do banco.

Funções do Fundo Garantidor de Crédito

As principais funções do FGC são:

  • Proteger correntistas e investidores do sistema financeiro até os limites prescritos em regulamentação;
  • Contribuir para a manutenção da estabilidade do sistema financeiro do país;
  • Ajude a prevenir crises bancárias sistêmicas.

Se um banco vir a ter problemas e vir a declarar falência, o FGC tem obrigação de pagar pelos depósitos e aplicações financeiras dentro dos limites que discutiram em um contrato prévio.

Além disso, caso seja necessário emprestar algum dinheiro ao banco para que ele não seja interrompido por falta de liquidez, o FGC também atuará ali.

A maioria dos tipos de investimento de renda fixa e aplicações em conta corrente e poupança tem proteção do FGC, logo, se acontecer algo com o banco e você tiver investimentos, não vai perdê-los, desde que estejam até o limite de pessoa física que é  a cobertura de até R$250 mil reais. 

Em conclusão, criamos uma calculadora de renda fixa, onde você consegue analisar os melhores investimentos de renda fixa do momento com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. Acesse aqui.

 

Deixe uma resposta