O que é rentabilidade, risco e liquidez

O que é rentabilidade, risco e liquidez

O que é rentabilidade, risco e liquidez? Conheça os termos mais utilizados no mundo de investimentos para te ajudar a investir consciente.

A todo momento, você é impactado por campanhas de investimentos de banco e corretoras, citando algum destes termos.

Se você quer saber como investir, qual significado destas nomenclaturas e quanto elas impactam na sua decisão de investir, iremos te explicar de forma simples e fácil neste artigo.

Continue lendo e confira!

Mas afinal, o que é uma tríade de investimentos?

Uma tríade de investimentos é formada por três elementos:

  • Rentabilidade;
  • Risco;
  • Liquidez;

Esses três elementos devem ser sempre levados em consideração quando um investimento será realizado, porque eles andam juntos com os seus objetivos.

O que é rentabilidade, risco e liquidez?

  • rentabilidade – é o quanto o seu dinheiro rende
  • liquidez– é o tempo que você poderá contar com o seu dinheiro na mão quando ele está investido
  • risco – o grau de tolerância a possíveis perdas

 

Para exemplificar melhor o que eu estou falando, imagine que você invista um dinheiro, que você tenha disponível, na compra de um imóvel. Tem uma boa valorização a longo prazo, certo? Mas imagine que você, por algum motivo, precise vendê-lo imediatamente. Quanto irá perder para conseguir ter o dinheiro em mãos rapidamente?

A valorização no preço do imóvel, chamaríamos de rentabilidade. Comprei por X e em um determinado período tenho XX.

O tempo em que você precisa para ter o dinheiro em mãos, chamaremos de liquidez.

E o risco, aqui neste exemplo, seria não conseguir vender esse imóvel ou ter que vendê-lo a um preço abaixo do mercado para ter dinheiro em mãos rapidamente.

 

Um investidor sempre irá querer um investimento com o menor risco, menor liquidez e maior rentabilidade, mas no cenário atual em que a Taxa Selic está 2% e a DI está 1,9%, investimentos mais seguros estão dando cada vez menos dinheiro.

Antigamente, a poupança era um dos melhores investimentos, visto que o rendimento chegava a 12% em um ano, hoje não passa de 1,4%.

 

Mas como saber qual o melhor investimento para mim?

 Quando você vai investir, você deve considerar três fatores importantes:

  • O valor que você vai investir;
  • O prazo que você vai deixar o dinheiro “parado”;
  • Qual sua tolerância para possíveis variações do mercado.

 

Inclusive, essas são as informações que irão compor aquele formulário de perfil de investidor, que todos os bancos e corretoras exigem que você preencha quando você vai investir o seu dinheiro.

CDB’s pré-fixados, com boas rentabilidades e mais seguros, assim como há fundos de investimento com baixo/médio risco e boa rentabilidade.

A escolha irá depender das suas necessidades: se for uma reserva de emergência, por exemplo, você deve optar por investimentos com uma liquidez imediata. Se for um plano a médio/longo prazo, você pode escolher outras opções como fundos de investimento e fundos imobiliários.

Por último, recomendo que você acesse o nosso site e conheça as opções de investimentos do mercado, risco e suas rentabilidades. Acesse aqui.

Deixe uma resposta