O que é SELIC?

Descubra o que é SELIC, como ela afeta sua vida financeira e como ganhar dinheiro com a taxa mais famosa no mundo dos investimentos.

Mais precisamente a taxa Selic é algo muito falado quando as pessoas procuram começar a entender sobre investimentos. A taxa de juros SELIC é tão importante no funcionamento do mercado que os investidores interessados ​​devem realizar pesquisas detalhadas sobre ela para procurar entendê-la.

Essa taxa representa juros básicos da economia brasileira. Mudanças nessa taxa, afetarão todas as taxas de juros do país – seja a taxa de juros cobrada pelos bancos na emissão de empréstimos ou a taxa de juros cobrada pelos investidores na realização de aplicações financeiras.

A Selic tem o nome de “Sistema Especial de Liquidação e Custódia”, que é administrado pelo Banco Central e nesse sistema são negociados títulos públicos federais. A taxa de câmbio média dos registros diários de transações desse sistema é igual à taxa de câmbio Selic.

A Selic tem impacto sobre todas as taxas de juros do país, como empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Quando o Banco Central altera para baixo essa taxa, a rentabilidade dos títulos a ele associados diminui e, portanto, o custo do banco também diminui. 

Portanto, com a redução dessa taxa, resultará também em uma redução dos juros cobrados pelas instituições financeiras sobre os empréstimos. Quando a taxa de juros da Selic sobe, a situação é oposta: os custos dos bancos sobem e passam a cobrar mais taxas de empréstimos. 

Para quem vai começar a investir ou tem objetivo de pedir um empréstimo é necessário entender essa variação da Selic para saber qual o melhor momento de fazer as transações financeiras. 

Não perca a essa oportunidade e acesse nossa calculadora que apresenta onde deixar seu dinheiro rendendo muito mais.

Confira também nosso post onde apresentamos os investimentos de renda fixa.

 

 

Deixe uma resposta