O que é CRI e CRA?

Descubra o que é CRI e CRA e entenda como funciona um dos principais investimentos de renda fixa na atualidade.

Os Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificado do Agronegócio (CRA). Embora sejam diferentes títulos de renda fixa, eles têm muitas coisas em comum.

Principalmente no que diz respeito aos seus benefícios e formas de investir neles. 

A diferença geral entre o CRI e o CRA é que, enquanto um é para o setor de fundos imobiliários e o outro é para o setor do agronegócio. 

De modo geral, o CRI e CRA são dois tipos diferentes, embora bem semelhantes, de títulos de renda fixa securitizados para investimento. 

A securitização é o mesmo que converter contas a receber (por exemplo, parcelas de vendas a termo ou amortizações de empréstimos) em títulos que os investidores podem comprar no mercado financeiro.

Diferença entre CRI e CRA

A principal diferença entre CRI e CRA é a origem dos recebíveis securitizados. No que se refere ao CRI, lastro é o crédito relacionado ao setor imobiliário, como financiamento residencial, comercial ou de construção fora dos contratos de arrendamento de longo prazo. 

Por outro lado, o CRA é amparado por empréstimos referente a produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos de origem agrícola,  insumos ou máquinas.

Diferentemente da maioria dos produtos de renda fixa, eles são investimentos não protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Em outras palavras, eles correm mais riscos. Os investidores dependem da capacidade de pagamento da financiadora, como uma construtora ou uma fazenda. E caso não haja, você pode perder seu investimento.

Mas ainda assim, o eles tem uma alta porcentagem de retorno seguro, então é uma boa opção para quem está querendo diversificar seus investimentos. 

Em conclusão, se você quer saber mais sobre renda fixa, criamos uma calculadora que apresenta os melhores investimentos de renda fixa do momento. Acesse aqui.

Deixe uma resposta