O que é LCI?

Letra de Crédito Imobiliário, ou LCI como está mais popular e conhecido, é um investimento de renda fixa emitido pelo banco.

Os recursos captados pelo emissor são utilizados para financiar atividades no setor imobiliário. Em troca, ele fornece a taxa anual de retorno definida no momento da compra.

LCI também tem uma data de expiração definitiva. Portanto, ao investir no ativo, você já tem uma ideia de quanto dinheiro ganhará ao final do vencimento.

A emissão desse ativo é realizada por instituições financeiras privadas (como bancos), e os títulos são fornecidos aos investidores no mercado desta forma.

Do ponto de vista do investidor, LCI funciona como um empréstimo, ou seja, você investe seu dinheiro e é pago regularmente pelo o seu dinheiro que está investido e sendo “emprestado”.

A rentabilidade e a data de vencimento são definidos quando o título é adquirido. Portanto, você já pode prever os benefícios do LCI.

Existem duas formas de receita de LCI: fixa ou pré fixada pós-fixada. O primeiro inclui uma taxa de juros fixa,  por exemplo, se for 10% ao ano. 

Ou seja, independentemente das condições de mercado, você receberá 10% dos rendimentos todos os anos antes da data do resgate. Resumindo, não há surpresas na data de validade e você consegue fazer simulações de quanto vai receber no fim do período do investimento. 

 

Deixe uma resposta