O que é poupança?

Entenda o que é poupança e saiba como investir seu dinheiro no investimento que é o mais amado pelos brasileiros.

Desde sempre escutamos falar sobre poupar dinheiro e daí surge a poupança, um local para guardar dinheiro e ter rendimentos. Esse é o tipo de aplicação mais tradicional no Brasil, mas que nos últimos anos vem sendo indicado como uma das últimas opções, devido ao baixo rendimento que ela tem. 

A Poupança, mesmo que indiretamente, é o primeiro contato de milhões de brasileiros com investimentos, que às vezes não sabem que estão investindo, já que ao abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, por exemplo, essa é uma das primeiras contas a ser aberta, antes mesmo da conta corrente. 

A caderneta de poupança foi criada por D. Pedro II em 1861 na Caixa Econômica Federal.

Sua função foi a de arrecadar dinheiro das pessoas mais pobres que não tinham condições ou dinheiro para investir. Na época, estava estipulado que a poupança geraria 6% da renda anual para os investidores. 

Uma das regras, é que a pessoa pode sacar o valor da economia quando quiser, sendo assim, em caso de emergência é possível pegar o valor para usar sempre que quiser. 

Mas em resumo, ela nada mais é que uma conta bancária onde o dinheiro depositado vai render anualmente. Porém, com tantas opções de investimentos acessíveis atualmente, colocar o dinheiro na poupança não é a melhor opção. Por isso é bom conhecer os tipos de investimento e como funciona.  

Quanto rende seu dinheiro na Poupança?

A poupança é um dos piores investimentos de renda fixa e rende de acordo com a taxa Selic.

  • Se a taxa Selic, ficar igual ou menor do que 8,5% ao ano, o rendimento será de 70% da Taxa Selic + TR;
  • Se a Taxa Selic for maior que 8,5%, então o rendimento será 0,5% ao mês + TR.

Em conclusão, se você quer saber mais sobre renda fixa, criamos uma calculadora que apresenta os melhores investimentos de renda fixa do momento. Acesse aqui.

Deixe uma resposta