O que é poupança?

Quem nunca ouviu falar na poupança? Desde sempre escutamos falar sobre poupar dinheiro e daí surge a poupança, um local para guardar dinheiro e ter rendimentos. Esse é o tipo de aplicação mais tradicional no Brasil, mas que nos últimos anos vem sendo indicado como uma das últimas opções, devido ao baixo rendimento que ela tem. 

A Poupança, mesmo que indiretamente, é o primeiro contato de milhões de brasileiros com investimentos, que às vezes não sabem que estão investindo, já que ao abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, por exemplo, essa é uma das primeiras contas a ser aberta, antes mesmo da conta corrente. 

Como todos sabemos, a caderneta de poupança foi criada por D. Pedro II em 1861 na Caixa Econômica Federal.

Sua função foi a de arrecadar dinheiro das pessoas mais pobres que não tinham condições ou dinheiro para investir. Na época, estava estipulado que a poupança geraria 6% da renda anual para os investidores. 

Uma das regras da poupança é que a pessoa pode sacar o valor da economia quando quiser, sendo assim, em caso de emergência é possível pegar o valor para usar sempre que quiser. 

Mas em resumo do que é a Poupança, nada mais é que uma conta bancária onde o dinheiro depositado vai render anualmente. Porém, com tantas opções de investimentos acessíveis atualmente, colocar o dinheiro na poupança não é a melhor opção. Por isso é bom conhecer os tipos de investimento e como funciona.  

Deixe uma resposta