O que é LIG?

Letra Imobiliária Garantida, ou seja LIG, como o nome sugere, trata-se de uma aplicação financeira voltada para o mercado imobiliário, assim como outros investimentos ligados ao setor, como o LCI  e o CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários).

Este investimento é um título de rendimento fixo emitido por instituições financeiras, inspirado nos chamados “covered bonds”, muito comuns em países europeus, por exemplo. A cobertura é semelhante à do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), exceto que não possui restrições.

Além de isenções fiscais para investidores locais e estrangeiros, essa modalidade traz informações novas  relacionadas a outras ferramentas de financiamento de mercado. 

A LIG tem retornos possíveis relacionados a mudanças na taxa de câmbio e é a única ferramenta de financiamento bancário que não é antecipada automaticamente quando a instituição emissora quebra. Se isso acontecer, a carteira de ativos cobrirá o valor devido aos investidores, e o agente fiduciário assumirá os títulos e a gestão da carteira.

A principal vantagem da LIG é a dupla garantia: além da garantia da instituição financeira que emitiu os títulos, o investimento também inclui uma carteira de financiamento imobiliário, que é separada do patrimônio do banco. 

Ou seja, se o banco emissor entrar em falência e chegar a dar calote, esse conjunto de crédito imobiliário honrará sua promessa de pagamento aos investidores.

Assim como o LF, LIG também tem vencimento em 2 anos, mas com uma carência em 12 meses, ou seja, ao fim de um ano você pode resgatar valores investidos. 

Para comprar esses títulos é similar aos outros tipos de renda fixa como CDB, LCI e LCA, você pode investir por meio de bancos ou financeiras. O valor mínimo depende de cada instituição, por isso, vale a pena a pesquisa.

Deixe uma resposta