fbpx

O que é tesouro direto?

Descubra o que é Tesouro Direto e fique por dentro do investimento de renda fixa mais seguro do país com investimento mínimo de R$30 reais.

O Tesouro Direto se tornou um dos recursos mais utilizados entre os investidores que buscam dar o primeiro passo nos investimentos e ir além da poupança tradicional.

Engana-se, porém, quem acredita que o Tesouro Direto só aparece em uma carteira de investidor novato ou conservador. Na verdade, pode ser uma boa ferramenta para estratégias de diversificação e proteção.

Não precisa de muito dinheiro para começar a investir em Tesouro Direto, pois com R$30,00 você já consegue comprar um título. Para quem está começando a investir, esse é o investimento ideal.

O Tesouro Direto é um programa de investimentos do Governo Federal em cooperação com a B3. Com ele, os investidores individuais podem comprar títulos federais com riscos mínimos e retorno maior do que a poupança.

Esses títulos podem ter uma taxa de juros pré fixada, a taxa de juros anual pode ser apurada antes da aplicação, ou uma taxa de juros pós fixada, que pode ser uma taxa de juros anual fixa mais a variação de índices como IPCA ou Selic.

Em primeiro lugar, é preciso entender que os títulos negociados no Tesouro Direto são títulos de dívida do Governo Federal, que emitem títulos do tesouro para financiar seus negócios. Em outras palavras, depositar fundos em títulos do Tesouro significa emprestar o dinheiro diretamente ao Governo.

Ao emprestar dinheiro ao governo, você recebe receberá um retorno atrelado ao percentual da Selic, IPCA ou um percentual pré-fixado. 

Em ambos os casos, juros prefixados ou pós-fixados, o rendimento vai acompanhar o desenvolvimento econômico.

Tesouro Direto SELIC e IPCA

Os títulos referente à taxa SELIC tem o retorno garantido da porcentagem da SELIC.

Títulos atrelados ao IPCA podem prevenir contra a inflação: aqui você saberá que seu poder de compra está aumentando a cada ano.

Em Conclusão, o Tesouro Direto é um bom tipo de investimento, porém é preciso saber que ao contrário de outras opções ele não tem proteção do FGC  (Fundo Garantidor de Crédito). Ainda assim, especialistas afirmam que é muito seguro colocar dinheiro nessa modalidade de investimento.

Conheça também nossa calculadora de renda fixa, e confira onde seu dinheiro irá render mais com toda a segurança do FGC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *