O que é CDB?

Você já deve ter visto várias campanhas na TV, internet e outros canais sobre CDB, mas o que é CDB?

Um dos investimentos mais amados na categoria de Renda Fixa, o Certificado de Depósito Bancário, mais conhecido como CDB, é uma boa opção para quem quer criar uma reserva de emergência.

Antes de tudo, vale destacar que temos bons CDBs em circulação no mercado, como o do PagBank, que oferece um rendimento de 200%, liquidez diária e o investimento mínimo para iniciar é R$1.

Mas o que significa rentabilidade, liquidez diária e investimento mínimo? Fica comigo que vou esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Certificado de Depósito Bancário.

O que é CDB – Certificado de Depósito Bancário?

O Certificado de Depósito Bancário é um título emitido por uma instituição financeira, com o intuito de  captar recursos para operações de crédito em geral.

Resumidamente, é como se você emprestasse o seu dinheiro ao banco para que ele utilizasse esse dinheiro para emprestar para outras pessoas ou utilizar em qualquer outra operação de crédito.

Ele é um investimento seguro, garantido pelo FGC.

Como funciona o CDB?

A instituição financeira recebe o dinheiro emprestado em troca do pagamento de uma rentabilidade e um prazo para pagamento definido no momento da contratação do título.

O rendimento varia de acordo com o tipo do CDB contratatado.

Ele pode ser: Pré-Fixado, Pós-Fixado ou Híbrido.

Quais são os tipos de Certificados de Depósito Bancário?

  1. Pré-fixado – o cdb pré-fixado tem uma lucratividade fixa, por exemplo, 10% ao ano. Isso significa que independente das variações da economia, você saberá quanto seu dinheiro irá valorizar até a data de vencimento.
  2. Pós-fixado – ao contrário do modelo anterior, cdb pós-fixado, tem uma rentabilidade associada a um índice econômico, sendo o mais comum o DI, que varia de acordo com a economia. Em outras palavaras, se a Selic sobe, a rentabilidade aumenta. Se a Selic abaixa, a rentabilidade reduz.
  3. Híbrido – o cdb híbrido é uma combinação das opções anteriores, uma vez que ele tem um rendimento fixo e um rendimento variável, baseado em um índice econômico. Neste modelo, você tem uma rentabilidade fixa e uma rentabilidade que pode variar para maior ou menor, de acordo com as variações de economia.

O que significa rentabilidade, liquidez e investimento mínimo?

  • Rentabilidade – é o o valor fixo ou variável que define o quanto você irá receber de rendimento no momento do vencimento do CDB;
  • Liquidez – significa quanto tempo seu dinheiro ficará investido neste título, ou seja, quanto tempo você precisará deixar o dinheiro “parado” para receber a rentabilidade oferecida pela instituição financeira.
  • Investimento mínimo – qual o valor mínimo para contratação do CDB.

Enfim, atente-se as ofertas que tem maior rentabilidade, porque elas geralmente tem um prazo de vencimento muito alto, portanto, atente-se no momento da contratação! Se você precisar de dinheiro a curto prazo, escolha CDBs de liquidez diária ou de curta duração.

O que é o Fundo Garantidor de Crédito – FCG?

O Fundo Garantidor de Crédito – conhecido como FGC, assegura que em uma eventual intervenção, liquidação ou falência de uma instituição financeira, o investidor irá receber seu dinheiro de volta, com uma limitação de valor de até R$250 mil por instituição, CPF ou CNPJ.

No vídeo abaixo, uma explicação completa sobre o Fundo Garantidor de Crédito e suas coberturas:

Quais são os impostos cobrados no CDB?

O CDB tem a incidência de dois impostos: Imposto de Renda e IOF.

A cobrança do Imposto de Renda é feita de forma regressiva.

Enquanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor a porcentagem que será paga.

Confira a tabela:

TEMPO INVESTIDO ALÍQUOTA DO IMPOSTO DE RENDA
Até 180 dias 22.5%
De 181 dias a 365 dias 20%
De 365 dias a 720 dias 17.5%
Acima de 720 dias 15%

Em relação ao IOF, ele é cobrado se você resgatar o investimento em até 30 dias após a aplicação. O valor do IOF vai reduzindo a cada dia que passa, zerando a partir de 30 dias do investimento.

Abaixo a tabela com o percentual cobrado por dia:

1 96% 16 46%
2 93% 17 43%
3 90% 18 40%
4 86% 19 36%
5 83% 20 33%
6 80% 21 30%
7 76% 22 26%
8 73% 23 23%
9 70% 24 20%
10 66% 25 16%
11 63% 26 13%
12 60% 27 10%
13 56% 28 6%
14 53% 29 3%
15 50% 30 0%

Considerações finais:

Em suma, se você quer investir, mas não quer correr riscos, o CDB é para você!

Rende mais que a poupança, tem várias opções no mercado com liquidez diária, perfeitos para quem está construindo uma reserva de emergência.

Se quiser simular os rendimentos do CDB com outros investimentos como a Poupança, Contas Digitais remuneradas, acesse a nossa calculadora: https://www.guardardinheiro.com.br/calculadora-renda-fixa

Deixe uma resposta